Econat - 2010

sexta-feira, 28 de maio de 2010

XV SIPAT

tenores coralistas: Lucivaldo Viana e Paulo Costa

Somos o Coral do Ifce. Sob a regencia da maestrina, arranjadora e professora Lucile Horn, transmitimos alegria, amizade, emoção e o melhor da musica brasileira!


SIPAT - Saúde, segurança e qualidade de vida

A SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, é um evento organizado pelos alunos do curso de Segurança no Trabalho do Ifce, e a cada semestre, trazem palestras e dicas valiosas de segurança e saúde a todos os participantes.

Na XV SIPAT não poderia ser diferente, o tema abordado será a Saúde, não só no ambiente do trabalho, mas em todas as situações do cotidiano, como também a qualidade de vida e a segurança do trabalhador, independente da sua área de atuação.


O Coral do Ifce, não poderia deixar de prestigiar o evento!

a quinta, 27 de maio de 2010, no auditório Iran Raupp (IFCE), às 18h30min, o coral, sob a regência da carismática maestrina e arranjadora Lucile Horn, transmitiu, mais um vez, o melhor da musica brasileira diante de seus sofisticados arranjos na qual, com tanto carinho, trouxe harmonias maravilhosas aos ouvintes do XV SIPAT.

Coral Ifce ensaiando para apresentação no XV SIPAT

Em meio a um público voltado para a segurança e saúde no trabalho, o coral do ifce conseguiu emocionar, com um grupo de aproximadamente cinquenta integrantes divididos em naipes como sopranos, tenores, contraltos e baixos, a todo o publico do evento que lotou o auditório do ifce.

No entanto, além dos coralistas, contaram com um grupo de instrumentistas liderados pela maestrina e formados por integrantes e acadêmicos em música da UECE, UFC e IFCE que abrilhantaram as musicas apresentadas durante o evento.




Músicos instrumentistas ensaindo para o XV SIPAT

São : Deodato Nunes (teclado), Vitor Santiago (violao), Angela Lopes (cajón) e Kamila Serpa (percussao - à direita )



Como sempre, com um repertório único, a música brasileira vem sendo propagada em todos os lugares do Estado do Ceará, com o máximo de dedicação e empenho por parte da queridíssima maestrina Lucile Horn e de cada integrante que dele faz parte.



A maestrina Lucile Horn vem, a cada dia, presenteando o Coral Ifce com novos arranjos musicais belíssimos e comovem a ouvintes de vários lugares e até aos próprios coralistas. Dese
jamos que seus arranjos musicais se expandam por todo territorio nacional e sejam executados por vários corais que levam a cultura e a musica de boa qualidade a todos os brasileiros!



Lucile Horn,
após apresentação no XV SIPAT

O repertório apresentado foi:

1- Alguem cantando (Caetano Veloso);
2- Cantoria (Ivan Lins);
3- Paciencia (Lenine); e
4- Juntos (Ivan Lins).


Jandson Lopes, estudante do tecnico em musica e participante do XV SIPAT, disse:


" Fiquei imensamente comovido quando o coral cantou a musica Paciencia de Lenine! Uma musica com harmonia perfeita! Parabens ao coral e a professora Lucile Horn por uma peça tão bonita e emocionante!"

Semana de Educação Musical UFC 2010

Somos o Coral do Ifce. Sob a regencia da maestrina, arranjista e professora Lucile Horn, transmitimos alegria, amizade, emoção e o melhor da musica brasileira!


Universidade Federal do Ceará - UFC
Instituto de Cultura e Arte - ICA
Curso de Licenciatura em Educação Musical - CLEM
Promovem:

SEMU 2010
V Semana de Educação Musical
28 de Junho a 02 de Julho


Um dos traços mais marcantes apresentados pela cultura contemporânea é, sem dúvida, a acessibilidade quase infindável a múltiplas práticas de diversas culturas musicais, graças às tecnologias digitais, práticas essas nem sempre disponíveis em outros canais da mídia tradicional. Tal situação coloca todos nós, envolvidos na e pela arte musical, diante de um grande desafio: como as práticas educativas, em suas mais diferentes modalidades e níveis podem se colocar a favor de um processo contínuo de formação de uma consciência voltada para a diversidade.

Assim, ao escolhermos o tema Música, educação e diversidade é por termos a convicção que as práticas educativas musicais devem contribuir para a ampliação do universo sonoro do estudante, incorporando sonoridades de diferentes épocas e lugares. A diversidade do mundo da música compreendendo o familiar/estranho, o perto/distante, o regional/universal, a tradição/experimentação, devem constituir uma perspectiva fundamental para a efetiva democratização da música no contexto escolar.

A V SEMU apresenta uma programação diversificada com oficinas, mesas-redondas e recitais e contará com a participação de professores do Curso de Licenciatura em Educação Musical da UFC, de ambos os campi - Fortaleza e Cariri, bem como de outros cursos do ICA e da FACED, e professores convidados.

A realização da V SEMU na FACED está revestida de um sentido especial pois foi nesta unidade acadêmica que nasceu o Curso de Licenciatura em Educação Musical, e hoje abriga o eixo temático Ensino de Música no seu programa de Pós-graduação.

Finalizando, é importante ressaltar que as atividades da V SEMU estarão abertas a professores e monitores de arte da rede pública e a toda a comunidade interna e externa da UFC, na perspectiva de promover um encontro colaborativo entre a universidade, a escola e a comunidade visando a um processo de formação crítico-reflexiva.


Local de realização da V SEMU:
FACED - Rua Waldery Uchôa, 01 - Benfica

Realização

Curso de Educação Musical - ICA
Centro Acadêmico Izaíra Silvino
PET Educação Musical
PIBID Educação Musical
Bolsistas do CLEM - ICA
Coordenação: Professora Mestre Consiglia Latorre

Percerias
Faculdade de Educação FACED - UFC
Pró-Reitoria de Extensão
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
Pró-Reitoria de Graduação
Curso de Educação Musical - UFC Campus Cariri

domingo, 23 de maio de 2010

backing vocal

Somos o Coral do Ifce.Sob a regencia da maestrina, arranjista e professora Lucile Horn, transmitimos alegria, amizade, emoção e o melhor da musica brasileira!


Vocal de apoio (também conhecido pelo termo em inglês backing vocal) é a função de um integrante, ou apenas convidado, de uma banda musical para cantar em parceria com o vocalista principal. Essa função pode variar muito, desde vocais suaves cantados quando o vocal principal canta, como pode ser death grunts, ou então cantar determinadas partes das canções.

O vocal de apoio serve também para aumentar a sonoridade vocal, criar a harmonia, principalmente numa apresentação ao vivo em que o cantor líder não pode fisicamente executar mais do que a sua própria e única voz solo. O vocal de apoio serve para o embelezamento da melodia e do cântico. A melodia principal, no entanto, deve sempre estar em primeiro plano, e os vocais de apoio não devem tentar cantar por cima da voz principal.

DICAS

1- O "back vocal" apesar de ser um grupo de pessoas, é um instrumento só, e como tal, é necessário estar no contexto do arranjo geral. Não pode ser um instrumento solto.

2- Procure atingir nos ensaios, o equilíbrio de voz entre todos. É necessário timbrar as vozes e estar atento à afinação.

3- Procure cantar dentro da sua tessitura (extensão vocal). Faça divisão de vozes, pois isso enriquecerá a música.

4- Fique atento aos sinais do dirigente de louvor para não cantar outra parte da música atrapalhando assim, o fluir do cântico.

5- Desenvolva expressão quando estiver cantando.

6- Cuidado com os improvisos, pois em excesso podem se tornar cansativo e ao mesmo tempo atrapalhar o dirigente.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE BACKING VOCAL E SEGUNDA VOZ?

Segunda voz é uma voz que acompanha a 1a. voz, seja paralelamente (em terças, quintas, sextas, quartas) ou não. Porém ela não existe sem a 1a. voz. Se em algum momento a pessoa (ou pessoas) que canta a 1a. não está cantando a outra voz passa ser a primeira.

Backing Vocal são as "vozes de fundo" que nem sempre acompanham a primeira voz e nem sempre cantam ao mesmo tempo que ela.
Um(a) Backing Vocal pode simplesmente cantar a mesma coisa que a primeira voz só para dar volume, sem cantar nenhuma nota e/ou ritmo diferente.

Você pode pensar em uma segunda voz como um apoio para a 1a. voz (tipo Sandy e Junior) e pode pensar Backing Vocal como apoio a harmonia/arranjo.

O que você não pode dizer:-

Que a música tem segundas vozes: A segunda voz é unica, independente da quantidade de pessoas que a canta
- Que houve um solo do backing vocal: Backing vocal não faz solo (ou não deveria... rs...) no máximo imita a 1a. voz.
- Que Grupos vocais tem backing vocals: Grupos vocais tem 1a., 2a., 3a, 4a, 5a... vozes, não backing vocals.

domingo, 16 de maio de 2010

arte de falar - exercicios

Somos o Coral do Ifce.Sob a regencia da maestrina, arranjista e professora Lucile Horn, transmitimos alegria, amizade, emoção e o melhor da musica brasileira!

exercícios


Durante a locução a respiração deve ser feita da seguinte forma:


Encha os pulmões de ar, de preferência pelo nariz, principalmente

em ambientes abertos ou frios.

Faça-o estendendo o diafragma para baixo, de modo que sua

barriga pareça encher-se de ar.

Você notará que a parte superior dos seus pulmões, também se

inflará. Mas de forma correta, ou seja : somente no final de sua

inspiração. Isto quer dizer, que você conseguiu inflar todo o seu

pulmão.

É claro que você não vai fazer nenhum mergulho em profundidade.

Entretanto, é necessário que as pessoas que trabalham com a voz,

dominem esta técnica. Dosando a quantidade de ar a ser inspirado,

de acordo com a frase a ser lida ou cantada.

Toda a produção do som e todas as técnicas da fala estão

baseadas na respiração, que influi na dicção , volume da voz e

resistência do locutor.

Vamos praticar com um pequeno texto.

Durante sua leitura, você encontrará, frases ou períodos mais longos, que deverão ser lidos de uma só vez. ou seja: num só fôlego. Para isso você terá que controlar melhor sua respiração. A primeira coisa a fazer é estudar o texto, e identificar frases onde será necessário o emprego de maiores ou menores tomadas de ar.
Quando estava aprendendo a respirar durante a locução, aprendi uma técnica que me ajudou consideravelmente. Está técnica se baseia em marcar o texto que será lido com barras simples ou duplas. As barras simples, marcam as menores tomadas de ar. As barras duplas marcam as maiores tomadas de ar.
Como exemplo tomaremos este texto publicitário da Golden Cross.

A VITÓRIA DE UM LIDER, É UMA CONQUISTA DIÁRIA, //
FEITA DE PEQUENOS GESTOS E ATITUDES. // A GOLDEN CROSS REAFIRMA ESTA VERDADE A CADA DIA // SE EMPENHANDO AO MÁXIMO / PARA QUE VOCÊ POSSA USUFRUIR DE NOSSA LIDERANÇA / COM TODA A TRANQUILIDADE QUE A SUA VIDA MERECE.//
GOLDEN CROSS PRIMEIRO LUGAR EM SAÚDE.

ARTICULANDO

Explorar da melhor maneira possível suas áreas de ressonância, é um dos segredos para manter a beleza da voz. Quando queremos falar em um tom mais grave ou aveludado, utilizamos a região do torax onde ressoam os tons graves e médios. Os timbres mais altos, ressoam na região da face, onde os tons agudos se amplificam, dando uma aparência mais jovial a fala.

Articular bem as vogais, abrir a boca de forma correta, também é algo vital para uma boa impostação da voz. Uma vez que é nas articulações da boca,(lábios, língua, musculatura da face, dentes), que o som adquiri caractesísticas especiais, seja vogal ou consoante.

A - É - Ó - Sons claros e abertos. Para emissão perfeita destas vogais, temos que ovalar a boca. Com esta posição o som recua para o fundo da garganta e vibra no palato mole, entrando para a ressonância alta, e projetando-se timbrado.

Ô - Ê - I - U - Sons escuros e fechados. O movimento labial faz com que eles se projetem para frente. Nos sons agudos o maxilar cai deixando a boca ovalada.

Ê - I - Estas duas vogais merecem atenção pois são horizontais, e para se projetarem usamos osorriso, que os mantém vibrando no mordente até o centro da voz. Para atingir notas agudas, o sorriso permanece, porém a boca vai se ovalando em busca de um som arredondado e bem timbrado.


ENCONTROS CONSONANTAIS.

Tão importantes quanto as vogais são as consoantes. Se as vogais são responsáveis por uma fala com ótima qualidade de timbre, as consoantes tornam a leitura ou a locução mais inteligíveis. Articular bem as consoantes, é imprescindível para uma boa comunicação. Para exercitar as consoantes, deve-se fazer a leitura em voz alta, exagerando ou hiperarticulando todas as sílabas.Não se preocupe com o ritmo ou velocidade de sua leitura, faça o exercício de forma bem consciente e com calma.

FRASES PARA PRATICAR COM ENCONTROS CONSONANTAIS, DE DIFÍCIL LEITURA, ACONSELHO QUE SE FAÇA A LEITURA DESTAS FRASES, MORDENDO UM LÁPIS.



1. O prestidigitador prestativo e prestatário está prestes a prestar a prestidigitação prodigiosa e prestigiosa .

2. A prataria da padaria está na pradaria prateando prados prateados

3. Branca branqueia as cabras brabas nas barbas das bruacas e bruxas branquejantes.

4. Trovas e trovões trovejam trocando quadros trocados entre os trovadores esquadrinhados nos quatro cantos.

5. As pedras pretas da pedreira de Pedro pedreiras são os pedregulhos com que Pedro apedrejou três pretas prenhas .

6. O grude da gruta gruda a grua da gringa que grita e , gritando , grimpa a grade da grota grandiosa .

7. No quarto do crato eu cato quatro cravos cravados no crânio da caveira do craveiro.

8. O lavrador é livre na palavra e na lavra , mas não pode ler o livro que o livreiro quer vender .

9. Fraga deflagra um drible , franco franqueia o campo , o povo se inflama e enfrenta o preclaro juri , que declara grave o problema .

10. Quero que o clero preclaro aclare o caso de clara e declare que tecla se engana no que clama e reclama.

11. A flâmula flexível no florete do flibusteiro flutuava fluorescente na floresta de flandres.

12. Na réplica a plebe pleiteia planos de pluralidade plausíveis na plataforma do diploma plenipotenciário .

13. No tablado oblongo os emblemas das blusas das oblatas estavam obliterados pela neblina oblíqua.

14. A hidra, a dríade e o dragão ladrões do dromedário do druida foram apedrejados .

15. O lavrador lavrense estudou as livrilhas e as lavrascas no livro do livreiro de lavras .

16. O pingüim banhou-se na água do aquário .

17 . O gato cruel cravou as garras no cangote do camundongo que comia crosta de cará na cumbuca quebrada. O cão que cochilava acordou com o conflito e correu com o gato .

18. Esse quadro representa a esquadra da Guanabara.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Amizade, fraternidade e alegria no coração

Somos o Coral do Ifce.Sob a regencia da maestrina, arranjista e professora Lucile Horn, transmitimos alegria, amizade, emoção e o melhor da musica brasileira!

Meu Grande Amigo Deodato e eu! Só felicidade!




Isso tudo aconteceu no dia do meu aniversario!! Pense! Só felicidade


Agradeço a Deus por cada um destes!








Deodato e Lucivaldo


Lucialdo, Monique e Cris


É noix na gravação da música do Cris dentro da agencia da CEF do Ifce.







Olha aí o Deodato ensinando os backs!!!













Amor que nunca acaba!!

















Momento êxtase!




























Acho q estão assistindo Avatar!






















Dany Florzinha e Cláudia (estrelas da musica!)




























































































Essa é pra capa do cd!






Momentos inesquecíveis!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Atelie Musical - 04 a 07 de maio de 2010




Somos o Coral do Ifce।Sob a regencia da maestrina, arranjista e professora Lucile Horn, transmitimos alegria, amizade, emoção e o melhor da musica brasileira!



SEMANA DE HUMANIDADES 2010 UECE/ UFC
PROGRAMAÇÃO DO CURSO DE MÚSICA DA UECE
Local do Ateliê Musical: CH/ UECE, Campus Fátima (sala de leitura da biblioteca)




04/05 (terça)
18h Concerto de Abertura da Semana de Humanidades: Quarteto de Flautas da Uece (dir.: prof. Heriberto Porto)
Local: Auditório José Albano (CH/ UFC, Área 1, Campus Benfica)

05/05 (qua)
9h Concerto: Natanael Martins.(aluno de violão do prof. Marcos Maia). Obras de J. S. Bach para violão solo.

10h Comunicação: Problemáticas de Pesquisa em Música no Brasil (alunos: Leandro, Kamila; prof.ª orientadora: Luciana Gifoni).

10h30 Comunicação: A Música de Capoeira no Brasil (aluno: Alexandre Damasceno; prof.ª orientadora: Angélica Ellery).

11h Comunicação: A função social do Coral na Escola (profª. Simone Sousa).

18h30 Grupo de Sopros da Uece (profª. Inês Martins). Apresentação musical na praça (20 min.).

19h30 Palestra na sala da Música (40min.): Instrumentos, Arranjos e Possibilidades Sonoras da formação de Sopros.

20h Apresentação de vídeos com concertos realizados por alunos e professores do curso de Música.


06/05 (qui)

9h Comunicação: O Tradicional e o Moderno no discurso do compositor K-Ximbinho (ex-aluno: Pablo Garcia)

10h Comunicação: A prática da percussão vocal na musicalização: relato de experiência (aluna: Amanda Nunes)

10h 30min Comunicação: Laboratório: o corpo da voz. (Prof. Tiago Fortes, Instituto de Artes Cênicas da UFC)

11h Palestra: A Linguagem da Improvisação no fazer musical de culturas diversas (prof. Heriberto Porto)

18h30 Apresentação de vídeos com concertos realizados por alunos e professores do curso de Música.

19h30 Concerto: Duo de Flautas Doces (profª.Luciana Gifoni; Robson Lima).

20h Concerto: Opus Trio (profª.Luciana Gifoni, flauta; David Calandrine, violão; Kerty Hanslike, fagote).

07/05 (sex)
9h Comunicação: Projeto Miudinho: relato de experiência (profª. Lu Basile)

10h Minicurso/Palestra/
Concerto: A Música para Videogame (aluno: Gyuliano). Participação especial: grupo de câmera 1up