Econat - 2010

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Cuidados com a voz 2 - dicas para o canto profissional

Somos o Coral do Ifce.
Sob a regencia da maestrina, arranjista e professora Lucile Horn, transmitimos alegria, amizade, emoção e o melhor da musica brasileira!





Olá, amigo(a)s, coralistas e visitantes de Deus! Um dos comentários mais comuns que nós, cantores, ouvimos é: "como você descobriu que tinha esta voz?". Isso faz parte do mito e de uma visão romântica e idealizada do processo de preparação do músico e, mais ainda, do cantor. Para a maioria das pessoas, o canto é visto somente como um dom, não percebendo também todo o trabalho técnico que, na maioria das vezes, está por trás.

Talvez porque o instrumento do cantor possua características incomparáveis a outros instrumentos: a própria pessoa é o instrumento. Outra característica peculiar deste instrumento é a extrema individualidade da qual faz parte: não existe uma voz exatamente igual à outra. Um bom cantor passa por um processo de aprendizado técnico, de estudo diário e manutenção de sua voz.

APARELHO FONADOR



O ser humano não possui nenhum aparelho destinado exclusivamente à produção do som. Segundo PERELÒ (1975), a laringe aparece na escala animal quando é necessário proteger o aparelho respiratório contra a entrada de sólidos ou líquidos que pudessem causar asfixia.

A produção do som envolve vários órgãos que fazem, como resultado, soar nossa voz. São eles: aparelho respiratório, a laringe, as cavidades de ressonância e os articuladores.

Produção do som: O ar inspirado passa pelas cordas vocais em posição aberta, enchendo os pulmões. Na expiração é que ocorre a fonação. O ar é aspirado pelos pulmões e passa pelas cordas vocais em posição fechada.

As cavidades de ressonância têm um papel fundamental na produção do som, pois nelas é que ocorrem as modificações do som fundamental produzido na laringe. Comparando a um instrumento, poderíamos dizer que as cavidades de ressonância da voz funcionam como a caixa de um violão. Nada adiantaria vibrar as cordas de um instrumento isoladamente, pois produziria um som "pobre".

OBS: O nome correto para "cordas vocais" é "pregas vocais", pois não se tratam de cordas, mas sim de pregas musculares. Veja:



 cordas vocais em movimento:

http://www.youtube.com/watch?v=ajbcJiYhFKY&NR=1



  
RESSONÂNCIA



Nosso crânio foi feito para amplificar um som. Toda nossa cabeça tem espaços vazios e perfurações que fazem com que o som se amplifique, se embeleze e ganhe volume. O som produzido pela garganta é feio e gutural. Somente quando a voz está impostada (emitida corretamente) e colocada no lugar certo, é que se torna fácil, agradável e bonita.

O ar produzido pelo diafragma é para aí conduzido.



Coral do Ifce em sua apresentação no Enconat (Encontro Nacional de Corais), em 2008, na cidade de Natal-RN. 




  1. Cantar com uma caneta entre os dentes pode melhorar a dicção.

  2. Abra a boca para cantar. Isso pode melhorar sua afinação.

  3. A última nota de uma frase musical pode finalizar uma canção ou destruir a conclusão dela.

  4. Ouça de tudo e retenha o que é bom. Alguém sempre terá algo a ensinar pra você.

  5. Se você quer ser um ótimo artista, prestigie as artes que não seja do seu mundo particular. Veja obras de pintores, escultores; veja ballet, teatro, leia um livro, seja atento para a natureza, etc.

  6. Se você tem problemas com as notas graves, encurte a nota e suavize a voz.

  7. Cuidado na hora de escolher a tonalidade da música. Apresentação é uma coisa e ensaio é outra. Na apresentação nossa adrenalina colabora para que nossa voz soe mais aguda.

  8. O nervosismo reflete em cansaço físico na voz. Nós parecemos ofegantes sem estarmos cansados fisicamente.

  9. Demonstre sempre leveza no palco, como se fosse uma pena flutuando. Não deixe a responsabilidade de cantar ser um peso.

  10. Não se empolgue cantando ao vivo porque sua afinação pode subir.

  11. As notas graves necessitam de menos pressão, porém são mais difíceis de afinar, pois devermos ter mais domínio do controle de saída do ar.

2 comentários:

carlos disse...

Realmente temos muito q aprender com o uso correto de nossa voz principalmente quando falamos em canto coral e popular!!

Unknown disse...

Gostaria de Saber mais sobre Vibrato e Tonalidades mais altas juntos ...