Econat - 2010

domingo, 6 de junho de 2010

A dinâmica no canto coral

Somos o Coral do Ifce. Sob a regencia da maestrina, arranjadora e professora Lucile Horn, transmitimos alegria, amizade, emoção e o melhor da musica brasileira!



Caríssimos, eventualmente, o Coral Ifce vem tendo aulas de dinâmicas corporais com o intuito de expressar-se musicalmente através do canto e de movimentos corporais obtendo como resultado uma melhor performance nas apresentações diversas.

Nesse sentido, a tia Lú (Lucile Horn), já dizia que é importante quebrar a monotonia visual, o estático posicionamento dos corais diante do público e dar lugar ao canto coral com movimentos corpóreos para que a interpretação das peças apresentadas tenham maior alcance e proporcionem, aos ouvintes, uma emoção maior no que está presenciando.


Segundo a mesma, a tendência dos corais da atualidade é a integração do canto coral com essas práticas e técnicas apresentadas aos coralistas, a partir da ação do corpo, da respiração e de sua relação com o movimento e a voz.



Coral Ifce, em uma creche-escola, no Enconat 2009 (Encontro Nacional de Corais de Natal-RN) cantando a Bandeira do Divino (Milton Nascimento)


No entendimento de Denise Blanco [1], integrar o movimento corporal compreende uma proposta de canto coral construtiva tomando por base a trilogia cognição-música-corpo.

Nesse intuito, a convite da regente, a coralista e professora Sabrina Linhares [2] vem desenvolvendo no coral, exercicios e práticas corporais como um meio eficaz de transmitir emoção e, por assim dizer, a arte no canto coral, ou seja, o corpo sendo o agente principal no processo artístico e a voz a expressão do coração onde encerra-se a transfiguração do corpo em movimento, gestos e sons.




Coral Ifce, apresentando-se no auditorio do Sebrae, 2008.


Recentemente, no XV SIPAT, ceará, a música de Lenine, Paciência, foi desenvolvida com belos movimentos corporais dos quais a platéia do evento sentiu melhor a mensagem que a música oferece e uma melhor interpretação por parte dos coralistas.

Aos poucos, vamos aliando nossa execução musical a outros elementos da comunicação buscando incansavelmente, trazer aos nossos ouvintes o que há de melhor em canto coral com senso de equilibrio estético e estilistico traduzindo em uma excelente força comunicativa.



[1] Denise Blanco Sant'Anna Bündchen - Mestre em Educação e graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988). Atualmente é professora adjunta e coordenadora Projeto Movimento Coral do Centro Universitário Feevale. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: música, regência coral, formação de professores, hipermídia, semiótica, educação e arte.


[2] Sabrina Linhares Gomes - Aluna da Especialização em Arte-Educação e Cultura Popular da Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro. Possui graduação em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2009) e graduação em Letras- Português Lliteratura pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes e Literatura; bem como em Linguística.

Nenhum comentário: