Econat - 2010

domingo, 27 de junho de 2010

Festival de Musica de Ibiapaba


Somos o Coral do Ifce. Sob a regencia da maestrina, arranjadora e professora Lucile Horn, transmitimos alegria, amizade, emoção e o melhor da musica brasileira!


Finalmente, está chegando o VII Festival de Música de Ibiapaba que acontece, tradicionalmente, no mês de julho, desde 2004.
Cantores, instrumentistas, estudantes de música de todos os lugares do Ceará e do Nordeste poderão prestigiar o evento que acontecerá na última semana do mês de julho de 2010.
Nesse ano, o evento terá uma programação distribuída em cerca de 72 oficinas de iniciação musical nos níveis básico, médio e avançado sendo que a troca de experiências desses 'casulinhos' fará com que o Festival de Música torne a cidade do Maciço de Ibiapaba e seus municípios a mais pura ação do fortalecimento e da valorização da música popular brasileira.
Não podemos deixar de enfatizar que o Festival de Música de Ibiapaba é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da SECULT - Secretaria da Cultura do Estado e do Dragão do Mar de Arte e Cultura como meio de disseminar a música brasileira e transformar o evento em um laboratório vivo para vozes e instrumentos.
Toda uma estrutura está sendo construída no local (Ibiapaba) com palcos, salas, equipamento tecnológicos para que a música soe com a máxima qualidade possível.
O Coral do Ifce não poderia deixar de prestigiar mais uma vez a sétima edição do Festival de Música. Durante todo o período de inscrições, os coralistas foram ao Dragão do Mar realizar sua inscrição e, segundo eles, o Festival de Música já faz parte de suas vidas!

Gina Emanuela [foto acima] ex-coralista do Coral Ifce, cedeu-nos, gentilmente, uma entrevista:

[coral ifce] Desde quando participa do Festival de Ibiapaba?

[Gina] Só não fui no primeiro ano de festival.

[coral ifce] O que lhe atraiu no festival de música?

[Gina] A possibilidade de aprender mais sobre canto e música, os shows e as amizades.

[coral ifce] Em relação a convivência com os festivalistas, como caracteriza-os?

[Gina] Há pessoas das mais diversas tribos, mas unidas pelo interesse comum de aprender e apresentar música. É lindo participar desta união.

[coral ifce] O evento trás aos participantes, shows com artistas de renome local e nacional, o que achou das apresentações ou shows?

[Gina] Não assisti a todas as apresentações. Gostei da maioria das que vi, a organização do festival preocupa-se em levar músicos de qualidade e os músicos parecem privilegiados em participar do evento.

[coral ifce] Qual a maior vantagem do evento?

[Gina] Desenvolver e unir músicos.

[coral ifce] Qual a maior desvantagem?

[Gina] No evento? Não encontro. A única ressalva é que nas duas ultimas edições ocorreram roubos, o que não acontecia nos anos anteriores. Talvez fosse interessante reforçar a segurança, já que o evento está ficando visado.

[coral ifce] O Festival de Ibiapaba está tomando rumos a nível nacional, o que pensa sobre o nível dos participantes?

[Gina] Acho que os meninos e meninas são geniais, mas humildes e interessados. É perceptível crescimento musical deles ao longo dos anos.

[coral ifce] A organização do evento lhe agradou? Justifique.

[Gina] Sempre têm agradado.

[coral ifce] As oficinas atenderam às suas expectativas?

[Gina] Talvez eu é que não tenha atendido as expectativas de algumas oficinas que participei, pois em geral faço canto e acabei ficando rouca umas vezes.

[coral ifce] Poderia narrar algum acontecimento que lhe chamou atenção, pode ser positivo ou negativo.

[Gina] Lembro de um acontecimento a caminho do festival, em 2008, quando uma batida já na subida da serra impediu o transito do pessoal que estava indo pra Viçosa. Ao invés de ficar aborrecido, o professor Rodolfo Fortes começou a puxar um som e outros professores e alunos acompanharam, e a galera ficou toda animada. Foi ótimo.



[coral ifce] O que espera do Festival de Música 2010?

[Gina] Multiplicação de talentos e surpresas na Roda de Som.


* Gina Emanuela - apaixonada por música, fotografia e cinema, é servidora pública do ministério da saúde e tem como função principal, junto ao órgão, a comunicação interna e eventos na área de capacitação do mesmo.
É fotógrafa profissional nas horas vagas! Contato: ginaemanuela@gmail.com

Coralistas
que participaram e brilharam no VI Festival de Musica de Ibiapaba, em 2009.

Vejam:

Monique Sao Paio (ponta direita) - soprano

Lucivaldo Viana (direita) - tenor

Kelly Tatyane - soprano


Deodato Nunes - tenor

Angela Lopes - Soprano

Lílian Alves - soprano
música: Ah, se eu vou (Lula Queiroga)

Renato Matos - tenor

Marcos Cortez - baixo

Professora Lucile Horn - Regente

Nenhum comentário: