Econat - 2010

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dona Ivone Lara Encerra Prêmio da Música Brasileira 2010

Somos o Coral do Ifce. Sob a regencia da maestrina, arranjadora e professora Lucile Horn, transmitimos alegria, amizade, emoção e o melhor da musica brasileira!









Biografia

Formada em Enfermagem, com especialização em Terapia Ocupacional, foi assistente social até se aposentar em 1977. Nesta função trabalhou em hospitais psiquátricos, onde conheceu a dra. Nise da Silveira.
Com a morte do pai aos três anos de idade, e da mãe aos doze, foi criada pelos tios e com eles aprendeu a tocar cavaquinho e a ouvirsamba, ao lado do primo Mestre Fuleiro; teve aulas de canto com Lucília Villa-Lobos e recebeu elogios do marido desta, o maestro Villa-Lobos.
Casou-se aos 25 anos de idade com Oscar Costa, filho de Afredo Costa, presidente da escola de samba Prazer da Serrinha, onde conheceu alguns compositores que viriam a ser seus parceiros em algumas composições, como Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira.
Compôs o samba Nasci para sofrer, que se tornou o hino da escola. Com a fundação do Império Serrano, em 1947, passou a desfilar na ala das baianas. Compôs o samba Não me perguntes, mas a consagração veio em 1965, com Os cinco bailes da história do Rio quando tornou-se a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores de escola de samba.
Aposentada em 1977, passou a dedicar-se exclusivamente à carreira artística. Entre os intérpretes que gravaram suas composições destacam-se Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paula Toller, Paulinho da Viola , Beth Carvalho,Mariene de Castro e Roberta Sá e Dorina .

11 de agosto de 2010 - O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, após profunda reforma, abriu suas portas para o Prêmio de Música Brasileira em sua 21ª edição.

E, com grande alegria e entusiasmo, a sambista Dona Ivone Lara (biografia acima descrita) foi a homenageada do evento.

Com simpatia própria, Débora Bloch apresentou o evento, sendo que artistas foram premiados em diversas subcategorias como:

1- MPB;
2- Samba;
3- Pop Rock;
4- Eletrônico;
5- Regional;
6- Projeto Especial e 
7- Canção Popular.

A homenageada foi recebida com carinho pelos artistas: Roberta Sá, Caetano Veloso, Alcione, Arlindo Cruz e Lenine.

Dos 105 indicados, apenas 35 foram premiados na noite de gala.

Maria Bethânia ganhou o troféu de melhor disco MPB por "Encanteria" e também faturou o prêmio de Melhor Cantora, e ainda ganhou a Melhor Canção (por "Feita na Bahia", de Roque Ferreira). Entretanto, o cantor Ney Matogrosso não compareceu ao evento mas não deixou de ser premiado como Melhor Cantor.
Segundo Priscilla Aurélia, antes de saber da vitória, Bethânia falou com o Famosidades e parecia uma cantora em início de carreira, ainda surpresa e envaidecida por ter sido indicada: "Estou muito feliz e tímida ao mesmo tempo por participar de um evento como este pois não é muito a minha praia, mas fico contente só de ter sido indicada e poder comparecer. Se o Roque [Ferreira] ganhar então, será muito merecido. Afinal, ele é uma maravilha".
Aconteceu...

Caetano Veloso, recebeu o prêmio de melhor cantor e Zélia Duncan o troféu de melhor cantora. Já, Erasmo Carlos, o "tremendão" com seu álbum "Rock´n roll" faturou o premio de Melhor disco de Pop/rock, Reggae, Hip-hop e Funk.

Num belíssimo vestido rosa, a marrom Alcione recebeu o troféu de Melhor Cantora de Samba, como bem merecia!

Por voto popular, Daniela Mercury exibiu um sorriso destacado ao receber o prêmio de Melhor Cantora, no entanto, discretamente, Xitãozinho e Xororó levaram o de Melhor Dupla Regional, e a paraibana Elba Ramalho, o de Melhor Cantora Regional e ainda fez uns passinhos ensino pela Dona Ivone Lara como sinal de gratidão!

Com 89 anos, Dona Ivone Lara, cantou "Sonho meu" como um meio de fechar o evento com chave de ouro sentado em uma cadeira de rodas no centro do palco.

Como podemos perceber, a música brasileira é rica, abundante e cheia de lições pra dá com intérpretes, músicos e com a queridíssima e prestigiada Ivone Lara.

FONTE:

Nenhum comentário: