Econat - 2010

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A SEGUNDA VOZ NO CANTO

Somos o Coral do Ifce. Sob a regencia da maestrina, arranjadora e professora Lucile Horn, transmitimos alegria, amizade, emoção e o melhor da musica brasileira!


Como fazer a segunda voz ?

Esse assunto é bem legal, então, como sempre, vamos por partes:

Conceitos básicos de teoria musical (pra melhor entendimento):

Intervalo é a distância entre dois sons. Na música ocidental, sua menor divisão é o semitom, ou 1/2 tom. Partindo-se de uma nota fundamental, temos 12 semitons até se chegar na mesma nota. Exemplo:

C - Db - D - Eb - E - F - Gb - G - Ab - A - Bb - B - C

PS: o símbolo "b" significa Bemol, e diminui a altura da nota em um semitom. Sei que o comum é colocar Sustenidos (# - eleva a altura da nota em 1 semitom), mas continuem lendo porque logo abaixo vocês vão entender o porquê.

Esse intervalo entre uma nota e ela mesma, em alturas diferentes, é chamado de oitava. Pegando-se essa mesma escala, temos nomes diferentes de intervalos, e o resumo está abaixo:

C-Db - Segunda menor / C-D - Segunda Maior / C-Eb - Terça menor / C-E - Terça Maior / C-F - Quarta Justa / C-Gb - Quinta Diminuta / C-G - Quinta Justa / C-Ab - Sexta menor / C-A - Sexta Maior / C-Bb - Sétima menor / C-B - Sétima Maior / C-C - Oitava justa

Uma escala é uma sucessão de notas, em uma sequência determinada por um padrão intervalar. Seguindo essa tabela acima, se quisermos formar uma escala Maior, é só pegarmos os intervalos Maiores e agrupá-los de forma sequencial, como feito abaixo:

C - D - E - F - G - A - B - C (note que todas as notas, em relação à nota C, formam intervalos Maiores)

Seguindo a primeira tabelinha, podemos notar o seguinte padrão de intervalos, onde 1 tom equivale a 2 semitons (o intervalo seria o "-" , ou seja, o que separa as notas umas das outras):

1Tom / 1Tom / 1 Semitom / 1 Tom / 1 Tom / 1 Tom / 1 Semitom

Com esse padrão, podemos montar qualquer escala Maior, é só pegar qualquer nota e seguir esse padrão intervalar.

Um acorde, seja ele maior ou menor, é formado por uma tétrade; são quatro notas, também organizadas seguindo intervalos prá-definidos. Vamos ver, por agora, só as tríades formadoras dos acordes, pra maoir entendimento.

As tríades são 3 notas que formam o "esqueleto" do acorde. Uma tríade Maior é formada por uma nota fundametal, sua Terça Maior e sua quinta Justa. Com esse padrão intervalar pode-se montar qualquer acorde. Como colocado numa mensagem acima, um acorde de C maior é formado por C - E - G.

A tríade menor difere da tríade maior por apenas uma nota: a terça. No acorde Maior, ela é uma Terça Maior; no acorde menor, é uma terça menor. O mesmo exmplo em C, então, ficaria C - Eb - G.

Agora vamos ao que interessa: 2ª voz

Geralmente, na música popular se usa muito a 2ª voz aberta em terças maiores. Até aqui nenhuma novidade, isso já foi dito nas mensagens anteriores. O que é novidade é que, se você for acompanhar a melodia do cantor principal, você terá que se adaptar harmonicamente (dentro da harmonia em questão) à essa melodia. Por exemplo, numa música que está em C maior (tendo C-D-E-F-G-A-B como notas passíveis de serem utilizadas), e a melodia é C - A - B - G - E - C, se você pegar a terça maior de cada nota e cantála, vai soar estranho. Você terá que pegar terças maiores e menores, dependendo da nota.
Vamos abrir uma 2ª voz pra essa melodia citada acima: o princípio seria abrir terças pra essa melodia. Como estamos em C maior, só podemos usar notas da escala de C Maior, mesmo que a terça maior de determinado acorde esteja fora da escala de C Maior. Explicando:

Melodia: C - A - B - G - E - C
2ª voz (errada) E - C#- D#- B - G#- E

Note como todas as terças são Maiores. Isso, no entanto, soa errado porque as notas C#, D# e G# não estão na escala de C Maior. A abertura certa da 2ª voz seria:

Melodia: C - A - B - G - E - C
2ª voz: E - C - D - B - G - E

Veja como temos terças Maiores (C-E / G-B) e menores (A-C / B-D / E-G). Esse seria o princípio de se abrir 2ª voz em 3ªs. Seguindo esse princípio, podemos abrir vozes em qualquer intervalo. Basta respeitar a escala em questão.

Sobre o Sertanejo: o comum em vozes sertanejas é que o tenor (voz mais aguda) faça a melodia principal e o barítono (voz mais grave) faça uma 6ª (sim, 6ª) porém uma oitava abaixo. Pra quem já estudou um pouco de Intervalos/Harmonia antes desse (enorme) post, isso é um intervalo de 3ª descendente. Explicando:

Melodia: C - E - G - B - C
2ª voz sertaneja errada- A - C#-E - G#- A (mais grave do que a melodia)

Note que todos são intervalos de 6ª maior. Corrigindo essa 2ª voz, temos:

Melodia: C - E - G - B - C
2ª voz sertaneja: A - C - E - G - A (mais grave do que a melodia)

retirado integralmente de:

http://sites.google.com/site/violaogratis/como-fazer-a-segunda-voz

Nenhum comentário: